Concorra a 1 ano de combustível Grátis





sábado, 26 de julho de 2008

Como funcionam os farois azulados nos carros?

Toda essa tecnologia estimula os átomos que, por sua vez, produzem os fótons. No caso de lâmpadas halógenas e lampioes a gás, o calor faz a estimulaçao. Em outras tecnologias sao várias as formas de eletricidade ou luz que criam o estímulo.

Atualmente, a maioria dos carros usa lâmpadas halógenas em seus faróis. Os faróis azulados usam uma tecnologia diferente chamada Descarga de Alta Intensidade (DAI). Normalmente, vemos as lâmpadas DAI na forma de luz de vapor de mercúrio e na forma de vapor de sódio usadas em lâmpadas de rua e luzes externas como em estádios. Estas lâmpadas sao populares porque sao eficientes. Os faróis de vapor de sódio, por exemplo, sao duas vezes mais eficientes. As lâmpadas de vapor de mercúrio e de sódio produzem luz usando uma técnica similar a usada em lâmpadas fluorescentes. Em lâmpadas fluorescentes um vapor de mercúrio de baixa pressao produz muita luz ultra-violeta, o que estimula a substância fosforescente que reveste o tubo. Já as lâmpadas de vapor de mercúrio nada mais sao do que um gás de alta pressao. A distância entre os eletrodos é muito curta e a luz é produzida diretamente sem a necessidade da substância fosforescente.

No caso dos faróis DAI é usada a mesma tecnologia de alta pressao. A lâmpada é similar a lâmpada de vapor de mercúrio. Entretanto, os projetistas de faróis tiveram um problema com as lâmpadas normais de vapor de mercúrio, pois elas demoram para acender. O xenônio ajuda a resolver o problema do acendimento, como faz um controlador especial. Todos estes truques significam que estes faróis agora sao caros, mas a produçao em massa deverá fazer com que seu valor diminua.


Fonte: Cartuningrevolution

Nenhum comentário:

Seguidores Via Blogger