O Grupo Jaguar-Land Rover, agora pertencente à Tata Motors, já tem uma sacada para reduzir custos de produção. A dupla utilizará apenas duas plataformas mecânicas a partir de agora. Elas serão utilizadas em futuros projetos de ambas as marcas, o que ajuda no corte de gastos de fabricação de vários componentes das carrocerias. A redução se estende às linhas de produção, com maquinário semelhante para veículos diferentes.
A redução na quantidade de plataformas da dupla é bastante significativa. Ainda mais se considerarmos que atualmente são utilizadas seis bases mecânicas independentes entre las. A medida será possível com o auxílio de módulos intercambiáveis, que permitirão uma variedade de carrocerias com base mecânica semelhante.
O conceito de plataforma originalmente remete à base mecânica com bitolas e entre-eixos semelhantes. Potência máxima e resistência de carga por eixos também era igual. Hoje, com um sistema modular, elas podem servir para veículos de propostas bem diferentes, como vimos até mesmo no mercado nacional.
Com o novo programa de plataformas, a Tata utilizará uma delas para dar forma aos Jaguar XJ e XK e ao Land Rover Range Rover. Ela será composta por alumínio. Já a de aço será a base para o XF e o trio Discovery, Freelander e LRX.
Fonte: AutoDiário
A redução na quantidade de plataformas da dupla é bastante significativa. Ainda mais se considerarmos que atualmente são utilizadas seis bases mecânicas independentes entre las. A medida será possível com o auxílio de módulos intercambiáveis, que permitirão uma variedade de carrocerias com base mecânica semelhante.
O conceito de plataforma originalmente remete à base mecânica com bitolas e entre-eixos semelhantes. Potência máxima e resistência de carga por eixos também era igual. Hoje, com um sistema modular, elas podem servir para veículos de propostas bem diferentes, como vimos até mesmo no mercado nacional.
Com o novo programa de plataformas, a Tata utilizará uma delas para dar forma aos Jaguar XJ e XK e ao Land Rover Range Rover. Ela será composta por alumínio. Já a de aço será a base para o XF e o trio Discovery, Freelander e LRX.
Fonte: AutoDiário
Assine nosso feed e receba as atualizações por e-mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário